Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Dicas de Viagem  / 9 curiosidades sobre a Austrália que você não sabia
Intercâmbio na Austrália

9 curiosidades sobre a Austrália que você não sabia

A Austrália é conhecida por ser o lar de várias espécies de animais exóticos. Afinal, alguma vez na vida já ouvimos falar de cangurus, coalas e ornitorrincos. Entretanto, há muito mais a se descobrir quando o assunto é este país. É justamente o que faremos agora, ao te apresentar 9 curiosidades sobre a Austrália.

A Rainha da Inglaterra, Elizabeth II, também é Rainha da Austrália.

O país é uma monarquia constitucional com sistema de governo parlamentarista. Elizabeth II, a Rainha, é representada em território australiano por um Governador-Geral, uma vez que ela reside em Londres, a “apenas” 17 mil km de distância.

Australianos comem carne de canguru

Aquele animal fofinho que costuma encantar a todos é visto como alimento na Austrália, assim como boi ou porco no Brasil. Ou seja, não se trata de carne exótica, como comer um jacaré. Carne de canguru pode ser encontrada facilmente em supermercados e açougues.

Existem mais celebridades australianas de sucesso mundial do que você imagina

O que Nicole Kidman, Cate Blanchett, Russel Crowe e Geoffrey Rush têm em comum? Além de terem vencido o Oscar, todos são também australianos. A esse time podemos somar ainda Mel Gibson, Olivia Newton-John, Hugh Jackman, Heath Ledger, Guy Pearce, Eric Bana, Naomi Watts, Mia Wasikowska e os irmãos Chris e Liam Hemsworth.

No campo da música o destaque fica por conta da banda de hard rock AC/DC, mas também há espaço para o sucesso de outros grupos e artistas como Silverchair, Men At Work, INXS, Natalie Imbruglia, Midnight Oil e Kylie Minogue.

Melbourne é considerada a melhor cidade do mundo para se viver

É o que aponta a edição de 2015 de uma pesquisa realizada anualmente pela revista The Economist, avaliando 140 cidades de todo o mundo. A cidade foi eleita a melhor do mundo para se viver em outras três oportunidades: 2011, 2013 e 2014. As quatro vitórias em cinco anos fizeram a The Economist falar em supremacia de Melbourne.

Um quarto das pessoas que vivem na Austrália não são australianos

Isso mesmo: 25% da população que reside no país da Oceania não é nascida por lá. Por ser um país que sempre estimulou a imigração, é compreensível taxa tão elevada de estrangeiros. Os números ficam ainda mais impressionantes quando contamos, também, os filhos desses estrangeiros. Aí o percentual sobe para cerca de 50% da população.

A escolha de Canberra como capital da Austrália surgiu de uma briga entre Sydney e Melbourne

A rivalidade entre Sydney e Melbourne, que é grande, se acirrou ainda mais quando estava sendo decidido qual das duas seria a capital. A briga ficou tão feia que encontrou-se uma solução pouco usual: a Austrália teria uma capital nascida do nada. Para isso foi feito um concurso internacional de design, vencido por dois arquitetos americanos, em 1913. Quatorze anos depois nascia a capital Canberra.

A Austrália foi o segundo país a permitir o voto feminino

Enquanto nos Estados Unidos as mulheres só puderam começar a votar em 1920, e no Brasil em 1932, na Austrália elas já contavam com esse direito desde 1902. O país só não foi o primeiro a permitir o voto feminino em todo o mundo porque seu vizinho, Nova Zelândia, foi mais ligeiro, concedendo o direito em 1893.

O país tem mais de 200 línguas e dialetos

Sabemos que a Austrália é um dos destinos preferidos de estudantes de todo o mundo quando o assunto é aprendizado da língua inglesa. O que poucos sabem é que o país tem mais de 200 línguas e dialetos, boa parte deles de origem indígena.

Coelhos são considerados pragas na Austrália

Não só os coelhos, mas também os camelos e algumas espécies de sapos. Essas espécies não são nativas da Austrália, tendo sido introduzidas pelo próprio ser humano. O problema é que suas populações se multiplicaram tanto que fugiram do controle. Para resolver a questão dos camelos, por exemplo, o governo passou a oferecer dinheiro em troca dos animais.

Essas são apenas algumas curiosidades sobre esse país fascinante, de povo hospitaleiro e aberto aos visitantes. Agora que você conhece essas 9 curiosidades sobre a Austrália, sua vontade de conhecê-la aumentou? Conhece mais algum fato curioso sobre o país? Conte para a gente nos comentários!

E veja AQUI alguns programas que a Intercultural oferece na Austrália.

[captacao-banner conteudo_titulo=”Receba dicas e promoções de intercâmbio” formid=”28499153-72a0-4ce0-ac6a-f8f87fc17b8a” conteudo_descricao=”Deixe seu email e receba dicas e promoções para estudar e trabalhar no exterior.”]

Comentários:

  • Marina Moura
    julho 5, 2016 at 1:56 pm

    Obrigada, Rogerio! Abraços!

  • Rogerio Farias
    julho 5, 2016 at 1:07 am

    Intrigante essas informações. Nunca tinha visto ninguem abordar desse jeito esse assunto. Muito bom!

Deixe aqui seu comentário: