Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Intercâmbio  / Quer aprender outro idioma? Saiba quais as melhores maneiras!

Quer aprender outro idioma? Saiba quais as melhores maneiras!

Que o mercado de trabalho está cada vez mais intenso e exigente, todos sabem. Mas como se destacar profissionalmente dentro desse meio competitivo? Além de inúmeros cursos, os diferentes idiomas aprendidos, a fluência em cada um deles e a experiência de vida contam muitos pontos na hora de uma promoção ou de uma entrevista de trabalho.

Então, que tal aprender outro idioma e, ao mesmo tempo, conhecer novos lugares, novas culturas e pessoas? Quer potencializar sua bagagem cultural e profissional? Então confira esta lista que preparamos com as melhores maneiras de aprimorar um idioma!

Estudar no exterior para aprender outro idioma

A primeira e mais importante maneira de aprender um novo idioma é vivê-lo. Dessa forma, sentimos segurança para falar outra língua sempre que necessário, sem medo! Para aprimorar um idioma, ou até mesmo para começar do zero, o intercâmbio é a opção perfeita.

Existem inúmeras opções acessíveis em termos de valores, tempo de estadia, locais e outros fatores. Basta pesquisar com calma a melhor opção para o seu momento de vida. Você pode estudar em uma faculdade nos Estados Unidos ou fazer um curso de algumas semanas em Buenos Aires, por exemplo.

Além de aprender outro idioma, o intercâmbio desenvolve outros pontos importantes, como a facilidade em se comunicar e a aquisição de autonomia e independência. Dessa forma, o estudante tem não somente uma experiência turística, mas também uma experiência de vida ao conviver com pessoas de outras culturas.

Imergir e conversar de forma natural

O modo mais direto e simples de aprender uma nova língua é dentro de um curso — seja ele na sua cidade ou em outro país. Aulas, professores, livros, textos e salas de aula ainda são ótimos métodos para o ensino e para a fixação de um conteúdo.

Mas que tal ter tudo isso com uma pessoa nativa, que domina o idioma e a vivência de uma cultura diferente da sua todo dia? O intercâmbio convencional, com aulas em cursos de idiomas, pode ser uma opção boa para quem está começando. A imersão na cultura pode ocorrer entre os alunos e a conversação se dá de forma natural. Afinal, todos precisam se comunicar no mesmo idioma.

Viajar para aprender

Engana-se quem acha que viajar para um local por algumas semanas não faz com que aprendamos algo novo. Sair do local comum, experimentar algo lúdico como uma viagem, uma nova gastronomia e conviver com pessoas diferentes faz com que a nossa mente aprimore ainda mais as experiências e os idiomas.

Investir no lúdico

Outra maneira interessante de aprender outro idioma é inseri-lo em alguma atividade divertida. Que tal fazer uma aula de fotografia em inglês? Ou estudar artes em Paris? Que tal treinar o seu espanhol em um clube de livros na Espanha? Essas opções podem ser ótimas maneiras de aprender, e ao mesmo tempo, se divertir em outro país, conhecendo pontos turísticos, locais inusitados e novas culturas.

Escutar músicas e assistir filmes e seriados

Todos sabem que, com o tempo — e, muitas vezes, sem a prática diária — acabamos perdendo vocabulário, esquecendo como usar algumas frases ou sentindo vergonha na hora de falar outro idioma. Pensando nisso, escute músicas e veja filmes e seriados sem legenda, no idioma que você pretende treinar.

Por exemplo: que tal assistir aquela comédia romântica em inglês, sem legenda? Ou com legenda em inglês, se for mais fácil? Ou assistir uma peça de teatro da Broadway nas férias com a família? Desse modo, a sua mente começa a assimilar expressões e pronúncias de uma maneira mais direta.

Se você gostou das nossas dicas, não deixe de nos acompanhar no Facebook, no Twitter, e no Instagram. Por meio dessas redes sociais, você fica sabendo as principais novidades sobre intercâmbio, dicas de como aprimorar e aprender outro idioma e curiosidades de diversos lugares do mundo!

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário: