Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Mais Intercâmbio  / landing  / Estudar no Exterior  / Estudar no exterior: como um intercâmbio pode valorizar o currículo

Estudar no exterior: como um intercâmbio pode valorizar o currículo

Hoje em dia, muitos profissionais — recém-formados ou não — se depararam com a necessidade de melhorar seus currículos para ganhar destaque ou encarar novas oportunidades no mercado de trabalho. É por isso que tem crescido o número de pessoas que investem em estudar no exterior.

Mas qual é o impacto que um intercâmbio pode ter sobre o seu currículo? Continue a leitura deste post para saber de que forma você pode enriquecer sua carreira ao estudar no exterior.

A fluência em outro idioma é pré-requisito

Quando um profissional ou estudante decide estudar no exterior, o primeiro benefício que ele busca é a fluência em outro idioma. A possibilidade de contato direto com a língua garante um aprendizado mais rápido, se compararmos com cursos de idiomas feitos no Brasil.

Falar o segundo idioma fluentemente desperta o interesse das empresas, e em muitos casos, é pré-requisito para ingresso em algumas vagas. O inglês, idioma mais procurado por intercambistas, é considerado exigência mínima para muitas empresas. E quem já domina o inglês precisa ficar atento às exigências do mercado, pois a cada dia cresce a necessidade de se aprender um terceiro idioma.

O mandarim, língua oficial de uma das maiores potências econômicas, a China, é um idioma já falado em muitos lugares no mundo. Buscar a fluência nessa e em outras línguas, como francês e alemão, fará com que você se destaque perante outros profissionais.

Experiências e conhecimentos valorizam o profissional

Participar de um intercâmbio proporciona ao indivíduo a oportunidade de viver novas experiências e ampliar seu conhecimento. Os recrutadores veem nessa vivência a valorização do desejo de aprender, além de coragem para enfrentar os desafios de uma cultura totalmente nova.

O contato com maneiras diferentes de avaliação, liderança e exigências amplia o conhecimento, e é visto como um diferencial para a carreira.

Networking é a grande oportunidade ao estudar no exterior

Conhecer e interagir com pessoas de diversas regiões do mundo é uma das vantagens de se estudar no exterior. Se o aluno for dedicado, prestativo e de fácil convívio social, sua rede de contatos será facilmente ampliada.

Esse é um fator importante para as empresas ao contratar os profissionais, pois toda fonte de contato tem algo a acrescentar, e a empresa sabe que no futuro poderá contar com esse profissional para conectar-se com outros países ou fazer conferências com outras empresas.

Vivência internacional e os desafios da nova cultura

A vivência internacional proporciona o contato direto com uma cultura totalmente diferente. Conviver com costumes tão distintos, adaptar-se às novidades e superar os desafios são algumas das experiências adquiridas com um intercâmbio.

E essa prática é vista com bons olhos por recrutadores, que enxergam nessas vivências a oportunidade de amadurecimento profissional e o desenvolvimento de características como liderança e facilidade de se adaptar às diferentes normas e condutas.

A inclusão de um certificado internacional valoriza o currículo e demonstra que o profissional já tem capacidade para enfrentar situações com maior autonomia e flexibilidade.

Acesso à tecnologia avançada

Estudar no exterior promove o contato com informações e sistemas tecnológicos mais avançados, seja no acesso a produtos e serviços inovadores, ou na oportunidade de desenvolver um estágio em parceria com as universidades.

As empresas valorizam essas experiências pela chance de agregarem à sua equipe um profissional mais informado e atualizado.

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, e buscar um diferencial para seu currículo é a chave para garantir uma vaga. Por isso, estudar no exterior tem sido a opção da maioria dos profissionais novos e também dos veteranos que desejam se destacar e alcançar novas posições.

Se você gostou deste post e deseja valorizar seu currículo, veja algumas dicas para aprender inglês com mais facilidade.

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário: