Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Cursos profissionais no exterior  / Formação profissional: 8 cursos certificados para fazer na Austrália
Formação profissional na Austrália

Formação profissional: 8 cursos certificados para fazer na Austrália

Sabe qual é o ponto mais distante entre dois continentes? A falta de compreensão cultural entre os povos. O mundo está cada vez mais interligado: as barreiras culturais estão se estreitando rapidamente, de forma que a compreensão entre as nações se tornou uma questão de inserção natural.

Se outrora deter conhecimentos em uma segunda língua era motivo de status social e supervalorização curricular — o que poderia ser garantido por meio de cursos de formação profissional —, hoje, dominar outros idiomas é uma questão de sobrevivência econômica, política, profissional e humanitária.

Todavia, aprender um segundo idioma pode ser muito mais interessante quando se está imerso na cultura local, e para elucidar essa experiência enriquecedora, escolhemos um destino no mínimo inusitado: a Austrália! Que tal fazer um intercâmbio na Austrália, dos destinos mais cobiçados do mundo e, de quebra, investir na sua formação profissional?

Por que fazer um intercâmbio?

Para atender à incessante procura pelos cursos de idiomas, diversas instituições que atuam na área da educação inauguram anualmente centenas de novas escolas. Entretanto, a variedade de opções ofertadas não condiz necessariamente com a qualidade esperada pelos estudantes. Existem escolas de idiomas que vendem programas de ensino extensivo que ultrapassam, no mínimo, meia década para a formação do aluno.

Muitas vezes, o aluno, desestimulado pelo longínquo tempo de formação, desiste do curso, procurando por outros que possam ser menos extensos. No entanto, a insatisfação perdura ao ter que reiniciar o curso em módulos já estudados, apenas para se adequar às exigências diretivas da nova escola.

Custo-benefício elevado

Visto esse contexto, um intercâmbio é a escolha perfeita em qualquer situação. Se você já possuiu algum conhecimento na língua e quer se aperfeiçoar, você pode contratar um intercâmbio e passar um ano com a população nativa, absorvendo o sotaque, os jargões populares, os dialetos formais e informais, bem como aprender mais sobre a cultura e a história local. Sabem aqueles dez anos que você gastaria no Brasil para aprender inglês? Então, em um ano você poderá potencializar o seu inglês nível 1 e voltar falando fluentemente.

E para você que já possui uma boa bagagem em inglês, mas não se sente confiante para sair praticando por aí, um intercâmbio certamente vai doutrinar a sua mente. A necessidade de se relacionar no dia a dia fará com que você se solte, relaxe os ouvidos e destrave a língua. Quem sabe aquela tão sonhada promoção no trabalho só não aconteceu ainda por falta de confiança? Aproveite a oportunidade para investir em um curso de formação profissional: além de voltar com o inglês afiado, você volta com títulos exclusivos. Então, permita-se!

Como programar um intercâmbio?

Passar um tempo fora exige organização e muita pesquisa. O melhor caminho a ser seguido é entrar em contato com uma agência de intercâmbio especializada. Ela instruirá você quanto aos documentos necessários, orçamentos e direcionamento quanto ao tipo de curso, enquadrando o seu perfil ao pacote ideal.

Em muitos casos, é possível trabalhar e estudar no exterior. Essa é uma prática bem aceita pois distribui o tempo de permanência com qualidade. Meio período é dedicado aos estudos e o outro período é dedicado ao trabalho. Além de descolar uma grana extra, você vai praticar inglês em período integral.

Como escolher dentre os vários cursos de formação profissional?

A Austrália é um país que oferece muitos cursos técnicos e certificados de pequena duração – esses certificados autorizam o estudante a trabalhar nos estabelecimentos escolhidos. Existem cursos para inúmeras finalidades, de acordo com a função.

Selecionamos alguns cursos:

Certificado RSA (Responsible Service of Alcohol)

Esse certificado confere uma autorização para vender bebidas alcoólicas em pubs e bares locais. O curso tem duração de um dia e aborda pontos como métodos de vendas, percepção de embriaguez e a legislação pertinente à prática. Uma curiosidade importante acerca desse curso é a forma de como lidar com as pessoas alcoolizadas: atribuir nomes pejorativos como ‘bêbado’ ao um cliente pode ensejar um longo processo.

Certificado White Card

Para quem deseja trabalhar na construção civil, o White Card é o certificado adequado. Esse curso traz noções sobre segurança do trabalho, saúde e direito dos trabalhadores. Um ponto abordado pelo curso é o de ocorrências de acidentes na obra: as empresas seguradoras cobrirão as despesas mediante a validade do White Card.

Traffic Control

O Traffic Controler é um fiscal de trânsito quando há uma obra em andamento em uma via pública. O fiscal controla o tráfego na área, sinalizando a situação por meio de placas. Entretanto, para fazer esse curso, é necessário fazer primeiro o White Card, sendo esse o único requisito exigido.

Certicate IV in Community Recreation

O curso confere ao indivíduo habilidades específicas para conduzir o setor de recreação da comunidade local, gerenciando clubes e parques aquáticos.

Foundation Studies

O programa tem por finalidade compatibilizar as grades curriculares dos alunos estrangeiros que desejam cursar a graduação na Austrália. Ao fazer a equivalência de matérias na pré-graduação, a instituição oportuniza o ingresso do aluno sem prejuízo do currículo original.

Diploma of Hospitality

O curso confere uma certificação que permite o indivíduo atuar na área hoteleira e todas as suas ramificações, como bares, cafés e restaurantes. Para realizar esse curso é necessário que o aluno tenha desempenho mínimo de 5.5 no exame IELTS ou equivalente solicitado pela escola.

Diploma of Leadership and Management

O curso qualifica o indivíduo para atuar na área de gestão e administração de negócios. Para realizar esse curso, é necessário que o aluno tenha desempenho mínimo de 5.5 no exame IELTS ou equivalente solicitado pela escola.

Certificate in fitness

A certificação fitness habilita o estudante a atuar em diversos ramos na área esportiva, gerenciando centros esportivos, polos aquáticos, centros recreativos, bem como treinando pessoalmente os seus clientes, disponibilizando um tratamento mais individualizado. O curso tem duração de uma semana e também tem como pré-requisito desempenho mínimo de 5.5 no exame IELTS ou equivalente solicitado pela escola.

Esses são apenas alguns dos inúmeros cursos disponíveis para você aproveitar a temporada do intercâmbio, investindo não apenas em um curso de idiomas, mas também em cursos de formação profissional. Aperfeiçoe o seu currículo e cresça profissionalmente.

E você? Já vislumbrou suas oportunidades na Austrália? Se interessou por algum dos cursos de formação profissional? Entre em contato conosco e descubra qual é a melhor opção para você!

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário: