Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Mais Intercâmbio  / landing  / Estudar no Exterior  / Qual nível de conhecimento devo ter no idioma antes de fazer intercâmbio?

Qual nível de conhecimento devo ter no idioma antes de fazer intercâmbio?

Uma das melhores formas de se aprender um novo idioma é vivenciando a cultura de outro país, conhecendo pessoas e lugares diferentes. No entanto, quem faz essa escolha sempre quer saber qual é o nível de conhecimento que deve possuir na língua local antes de embarcar para o país escolhido.

Para esclarecer essa dúvida, acompanhe nossas dicas sobre o nível de conhecimento ideal para quem quer fazer intercâmbio!

Noções básicas do idioma do país

O primeiro passo para fazer intercâmbio é definir o país que você deseja visitar. Diante dessa decisão, procure conhecer algumas palavras e frases básicas no idioma local antes de embarcar, pois isso será importante para evitar alguns problemas de comunicação.

Aprenda, por exemplo, a perguntar sobre endereços e a pedir a sua refeição em um restaurante. Essas são noções iniciais que podem garantir que você consiga se virar antes de aprender o idioma com fluência.

Objetivo a ser alcançado durante a viagem

O objetivo comum das pessoas que escolhem esse modelo de viagem é aprender um novo idioma e presenciar uma cultura diferente. Sendo assim, as noções básicas já serão suficientes para começar.

Deixe para aprimorar as habilidades durante as aulas e no convívio com os moradores do país, pois a melhor forma de adquirir a fluência é pelo contato com nativos da língua.

Tempo disponível para fazer intercâmbio

Após definir o objetivo, é preciso avaliar qual é o tempo disponível para a viagem. Pessoas que trabalham costumam fazer intercâmbio no período de férias, e nesse caso, é preciso ter muita dedicação e comprometimento com o aprendizado do idioma, pois o tempo é curto.

Caso a intenção do intercambista seja a imersão em uma nova cultura, dominar apenas algumas expressões já é o suficiente para viver em outro país por um período curto de tempo.

Programa compatível com o objetivo

Escolher um programa de intercâmbio que tenha compatibilidade com o objetivo da viagem fará toda diferença no nível de conhecimento do idioma que o intercambista deve possuir.

Ao escolher um programa de especialização no exterior, é preciso ter um bom conhecimento e dominar as principais regras da língua para acompanhar as aulas e absorver o conteúdo aplicado. Agora, se o programa escolhido é para um trabalho temporário ou voluntário, o nível intermediário vai ajudar nos primeiros momentos e a fluência virá no contato diário com o idioma.

Investimento necessário depende do nível de conhecimento

O valor disponível para investir na viagem também terá impacto sobre o nível de conhecimento necessário para fazer intercâmbio. Um programa de um mês tem um valor bem mais acessível do que os mais longos. Se o objetivo é adquirir fluência, prepare-se para fazer um investimento maior e permanecer mais tempo no país.

Para os programas de trabalho voluntário, será preciso que o intercambista faça todo o investimento. Caso a escolha seja trabalhar no país, o investimento será compensado pela remuneração, e o contato com a língua ajudará na fluência.

Agora que você já sabe qual nível de fluência do idioma você deve ter antes de fazer intercâmbio, curta nossa página Facebook e fique por dentro de outros conteúdos como este!

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário: