Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Estudar fora do Brasil  / Conseguir emprego no Brasil: é importante fazer um intercâmbio?

Conseguir emprego no Brasil: é importante fazer um intercâmbio?

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, e garantir uma vaga de destaque é cada vez mais difícil. Para conseguir um emprego no Brasil hoje, é preciso ser um profissional bastante diferenciado, e fazer um intercâmbio pode ser uma boa forma de se sobressair no mercado de trabalho.

A seguir, te contamos como uma experiência no exterior pode dar um up na sua carreira e te damos dicas sobre como se preparar para ganhar o mundo! Confira!

Qual é a importância do intercâmbio para a sua carreira?

Todo profissional possui uma combinação de habilidades pessoais e profissionais desenvolvidas a partir das suas experiências, atitudes e comportamentos diante das diversas situações da vida.

Um intercâmbio cultural, na maior parte dos casos, contribui para um repertório muito mais abrangente, o que pode ajudar o profissional na resolução de problemas e também na visão de perspectivas menos óbvias em uma situação.

Quais são as vantagens de um intercâmbio na hora de conseguir um emprego no Brasil?

Fazer um intercâmbio é muito mais do que uma simples viagem ao exterior. O mercado de trabalho espera que um profissional que fez intercâmbio seja capaz de apresentar uma visão mais abrangente do mundo, ser mais tolerante interculturalmente, além de poder apresentar maiores perspectivas sobre um mesmo assunto.

Quais são os melhores destinos para se fazer intercâmbio?

A grande verdade é que não há melhores ou piores destinos, tudo se baseia na experiência que você tira do local e da sua estadia lá.

Em contrapartida, há destinos que são claramente os mais procurados, que é o caso dos Estados Unidos. Você pode também aproveitar oportunidades muito boas aqui mesmo na América Latina nos países do Mercosul. O Chile, por exemplo, vive hoje um bom momento. Para áreas específicas, como a de tecnologia, o Canadá também está muito aberto para receber estudantes e profissionais mais preparados.

Como fazer para trabalhar fora?

A primeira coisa a se fazer é conseguir um visto de trabalho. Há vistos específicos para trabalhadores muito qualificados, como engenheiros e médicos. Há também vistos para quem foi transferido diretamente pela empresa em que já trabalha ou para quem quer fazer intercâmbio. Esse é o que você precisa optar. Porém, em muitos casos, o visto tem que partir diretamente do empregador.

Se você está indo apenas para estudar, pode solicitar o visto de estudante e assim que surgir uma oportunidade de emprego, você faz a solicitação do visto de trabalho.

Atenção! O Departamento de Estado Americano dá uma dica muito importante para todos que querem trabalhar em território norte-americano: nunca procure um emprego tendo apenas um visto de turismo, que não autoriza o trabalho. Isso pode impedir que você consiga um novo visto futuramente.

Como se preparar melhor para ganhar o mundo?

Apesar de estarmos em busca de novas experiências, para conseguir uma vaga no exterior é preciso já ter uma base sólida de conhecimento. O importante é saber o que você procura e para que rumo sua carreira está sendo direcionada, além de buscar se aperfeiçoar ao máximo inicialmente.

Algumas habilidades, por exemplo, são valorizadas em todo o mundo: liderança, comunicação e capacidade de entregar resultados.

Apesar de parecer complicado, não é, e os resultados hão de ser muito bons. Afinal, ter uma experiência fora te ajudará muito a conseguir um bom emprego no Brasil quando você voltar, além de garantir uma melhora considerável na fluência de uma língua estrangeira.

Gostou das nossas dicas? Para ficar sempre por dentro de outros conteúdos sobre intercâmbio, acompanhe nossas redes sociais! Estamos nos Facebook, no Instagram e no Twitter!

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário: