Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Intercâmbio  / Por que a fluência em idioma estrangeiro é um diferencial?

Por que a fluência em idioma estrangeiro é um diferencial?

Dominar um idioma estrangeiro consiste em um poderoso diferencial frente às exigências do concorrido mercado de trabalho atual. Em tempos de crise econômica e retorno dos altos índices de desemprego, é necessário destacar seu currículo em relação aos concorrentes e, na era da globalização, ter fluência em uma língua estrangeira pode garantir seu lugar ao sol.

Além de dar a você mais chances de conseguir um bom trabalho, essa habilidade também proporciona mais possibilidades para você crescer na sua carreira e ampliar seus horizontes profissionais. Neste artigo, listamos as razões pelas quais estudar outro idioma pode fazer toda a diferença no seu futuro profissional. Confira!

Novas oportunidades de emprego

Já mencionamos que conseguir um emprego é mais simples e rápido para quem tem conhecimento de um idioma estrangeiro. O idioma dominado precisa estar entre as principais línguas faladas, como inglês, espanhol, alemão, chinês, francês ou italiano, por exemplo. Falar guarani pode ser muito bonito e bacana, mas dificilmente ajudará você a se posicionar no mercado de trabalho — a menos que você seja um antropólogo, por exemplo.

Contanto que você aprenda idiomas conhecidos — que permitam que você se comunique com empresas e contatos estrangeiros —, certamente você terá acesso a novas oportunidades de emprego. As empresas que negociam com outros países com frequência buscam profissionais fluentes no idioma dos seus parceiros.

Rede de contatos profissionais

No mundo globalizado, entender inglês passou a ser quase um pré-requisito para alcançar o destaque profissional, de modo que estudar essa língua é indispensável. Tanto o inglês quanto outros entre os idiomas mais falados no mundo tendem a ampliar sua rede de contatos profissionais dentro e fora do país. As empresas multinacionais carecem de profissionais que possam representá-las diante de parceiros de outros países.

Seu interesse por outros idiomas além do inglês dependem de fatores como sua ascendência, por exemplo. Um descendente de alemães ou italianos terá muito mais facilidade para aprender a língua dos seus ancestrais, pois desde cedo teve contato com essa língua no ambiente familiar.

Aproveite esse tipo de incentivo para aumentar ainda mais suas redes de contatos profissionais no exterior. Isso pode render até um cargo fora do país. Já pensou?

Possibilidade de negócios fora

Assim como sua rede de contatos profissional, suas chances de negociar e fechar acordos fora do país representam uma grande vantagem diante dos candidatos concorrentes. Em uma empresa que tem a maior parte dos seus negócios em território internacional, a fluência em um idioma estrangeiro tornará seu currículo muito mais atrativo para a empresa contratante.

Melhores salários e cargos mais altos

O domínio de uma língua estrangeira garante a você um salário mais elevado e a possibilidade de chegar aos cargos mais altos da empresa contratante. Na atualidade, dificilmente alguém chega aos cargos de destaque e consegue melhores salários no seu ramo de atuação sem falar outro idioma com destreza. Por mais inteligente e genial que a pessoa seja, se ela não souber como se comunicar em outros idiomas, não conseguirá transmitir suas ideias.

Aprender um idioma estrangeiro, sobretudo no que diz respeito à língua inglesa, pode ser a chave para o início de uma carreira bem-sucedida e bastante promissora.

Gostou das nossas dicas sobre as vantagens de dominar um idioma estrangeiro? Então siga-nos nas redes sociais (Faceook e Instaram) e fique por dentro das nossas publicações!

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário: