Posts Recentes

Blog de Intercâmbio no Exterior / Intercâmbio  / Qual o tempo de duração ideal de um intercâmbio?
qual tempo de duração de intercâmbio escolher?

Qual o tempo de duração ideal de um intercâmbio?

Fazer um intercâmbio é o sonho de muita gente que quer aprender um novo idioma e valorizar o currículo, além de viver novas experiências e passar por uma imersão completa na vida cultural e nos costumes de um país. Você também tem esse sonho, mas na hora de planejar um intercâmbio surgem várias dúvidas sobre qual a viagem ideal para você?

O primeiro passo é decidir para onde ir e saber qual a duração de um intercâmbio. As opções variam de uma semana até um ano ou mais no exterior, e tudo depende de qual é o seu objetivo com a viagem. No artigo de hoje, conheça as vantagens de cada plano.

Aproveitando as férias para fazer um intercâmbio

Esse é o tipo ideal para quem não tem muito tempo ou dinheiro para investir em um intercâmbio. As escolas de idiomas espalhadas pelo mundo oferecem cursos de curta duração — de uma semana a um mês — que podem ser conciliados com as férias da escola ou do trabalho.

É claro que você pode ficar em dúvida se tão pouco tempo no exterior vai valer a pena, e que já chegar lá com um bom nível na língua do país ajuda, mas tudo vai depender da sua disposição.

Com dedicação total nesse período, é possível dar um upgrade no seu idioma e ainda conhecer um pouco dos principais pontos turísticos e da cultura do destino escolhido.

Um é pouco, três é bom

Agora, se você tem um tempo maior e recursos a mais para investir pode apostar em um intercâmbio de três meses. Com esse tempo já dá para aprimorar o seu inglês ou outra língua falada no país de destino.

Também já é possível conhecer melhor o cotidiano dos moradores locais e vivenciar a rotina deles aproveitando para praticar o idioma em situações do dia a dia, como ao fazer compras no supermercado ou viajar para cidades vizinhas.

Mais tempo para você

Se tempo não é o seu problema, é hora de investir pra valer na sua experiência internacional. Intercâmbios de seis meses a um ano são os melhores para falar um novo idioma com fluência e aproveitar ao máximo o que o seu destino tem de melhor para oferecer em turismo, cultura, arte, costumes e, claro, os estudos.

Para quem está fazendo um curso superior, as principais universidades do mundo buscam estudantes estrangeiros para obterem bolsas que vão custear parcialmente ou totalmente os estudos. Isso permitirá que você faça um ou dois semestres da sua graduação em outro país, aprendendo com professores que são referência na sua área e utilizando recursos de ponta.

Mas se você já terminou a faculdade ou não está estudando, pode procurar por cursos profissionalizantes em outros países. Tem também os trabalhos temporários e as experiências como voluntário para quem já tem domínio do idioma e quer valorizar o currículo.

Planejamento é o caminho

Agora que você já conhece as vantagens de cada tempo de duração de um intercâmbio, já dá para escolher o que se encaixa nos seus planos. É a hora, então, de começar a planejar sua viagem!

Lembre-se: não importa se você vai ficar fora uma semana ou um ano. Quanto antes iniciar sua preparação, maiores serão as chances de fazer o curso que você deseja, no país que mais te atrai e com um orçamento que cabe no seu bolso.

É importante também encontrar uma boa agência de intercâmbio que poderá te auxiliar nas escolhas para passar um tempo em um país que você não conhece.

Gostou das nossas dicas sobre a duração de um intercâmbio? Então siga nossos perfis nas redes sociais (Facebook, Instagram, LinkedIn, YouTube e Twitter) e comece a pensar no seu tão sonhado intercâmbio!

Sobre a Mais Intercâmbio

Idealizada por uma equipe com mais de 25 anos de experiência no mercado, a Mais Intercâmbio é um portal com a missão de descomplicar a vida de quem sonha em estudar no exterior. Representamos diversas instituições tradicionais, oferecendo mais de 4.000 cursos e programas de intercâmbio em todo o mundo! São cursos em vários idiomas, com diferentes conteúdos e durações, além de muitos tipos de hospedagem.

A Mais Intercâmbio ainda te apoia durante toda a preparação da sua viagem, com assessoria de vistos, seguro de saúde e viagem e suporte integral ao longo de toda sua experiência internacional.

Nossos serviços funcionam 100% on-line por meio do nosso portal, que traz informações completas e ferramentas incríveis para pesquisar e comparar as melhores alternativas para a sua viagem, tudo com preços competitivos e formas de pagamento diferenciadas. Conheça a gente mais de perto! O mundo te espera!

Nenhum comentário

Deixe aqui seu comentário: